O asfalto frio é mais um produto tecnológico que vem conquistando cada vez mais espaço em obras de pavimentação e construção civil.
Sendo amplamente utilizado para reparar e tapar buracos em vias asfaltadas, sejam elas rodovias, avenidas, ruas, estradas, ou seja, é eficiente para diversos casos.
Saiba mais sobre o asfalto frio e suas aplicações, lendo nosso post até o final. Continue com a gente.
Do que é feito o asfalto frio?
O asfalto frio é feito de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) cuja composição é semelhante ao asfalto quente, uma mistura de:
- Britas;
- Pó-de-pedra;
- Ligante asfáltico;
- Filler.
Sendo o seu principal diferencial o tempo de cura desacelerado (o asfalto frio demora mais para endurecer), graças aos aditivos e polímeros presentes na mistura.
Além disso, o processo de fabricação do asfalto frio também não necessita de litigante CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), como ocorre na fabricação do asfalto quente.
No caso do asfalto frio, o CAP é utilizado em fase aquosa para se misturar facilmente com outros aditivos.
Um desses aditivos é o estabilizador, comumente chamado de Emulsão Asfáltica, pois interage bem com os demais agregados úmidos presentes na solução.
Algumas vezes, também é necessário adicionar cal ao CAP, quando a aderência da mistura é perdida, em virtude de condições, como:
- Teor do asfalto;
- Tempo de ruptura;
- Materiais utilizados como reforço etc.
Enfim, é possível que a mistura da emulsão contenha diferentes tipos de materiais em sua composição, dependendo da situação de uso.
Vantagens do Asfalto Frio na pavimentação
Em virtude do asfalto frio ser prático, fácil e de rápida aplicação, a solução tem sido vantajosa para utilização em diversas obras de pavimentação, tais como:
- Reparos em abertura de valas;
- Operação tapa-buracos;
- Estacionamentos;
- Condomínios;
- Empresas de saneamento e gás;
- Rodovias.
Em todos esses casos, o asfalto frio tem sido uma excelente alternativa, pois é mais econômico e não atrapalha o tráfego durante a manutenção.
Portanto, o asfalto frio é muito útil para recuperar vias asfaltadas com buracos ou desgastadas, pois tem a vantagem de ser:
- Instantâneo: não precisa acrescentar nada na mistura, é só abrir a embalagem, despejar a mistura e usar. O único trabalho é o de limpar o local antes de fazer a aplicação;
- De fácil compactação: o asfalto frio pode ser compactado de formas simples, seja por meio de placa vibratória ou pelo próprio pneu dos veículos que ali trafegam;
- Permeável: o uso do asfalto frio para tapar buracos com água é muito eficiente, pois ele permite que água seja absorvida pelo solo, sem prejudicar a manutenção;
- Não ser nocivo à saúde: o asfalto frio não possui as substâncias tóxicas do asfalto convencional. Podendo ser utilizado com segurança, pois não oferece nenhum risco de contaminação para a saúde.
No geral, o asfalto frio é indicado para obras rápidas, sem a necessidade de ter uma grande equipe de trabalhadores para fazer a aplicação.
Conclusão
Em suma, o asfalto frio é uma excelente opção para manutenção de asfaltos com buraco ou desgastados, e também como impermeabilizante.
Sendo perfeito para a manutenção rápida de vias com fluxo diário de carros e caminhões, pois não necessita paralisar o trânsito para aplicar o produto.
Na PavSinal você encontra asfalto frio em saco e mão-de-obra capacitada para aplicar o produto onde desejar. Entre em contato conosco para saber mais.
Agradecemos pela confiança, desde já.