Como surgiu o primeiro asfalto no Brasil?

Primeiro Asfalto no Brasil

Compartilhe nas redes!

Um grande avanço tecnológico que impulsionou o transporte e a vida das pessoas foi a pavimentação asfáltica. Apesar de ser pouco comentada, existe uma história interessante por trás do primeiro asfalto no Brasil

Se você ainda não conhece ou tem curiosidade em conhecer, nós da PavSinal preparamos um conteúdo especial. Entenda como surgiu o primeiro asfalto e como se deu a sua evolução até o que ele é hoje!

95 anos atrás surge o primeiro asfalto no Brasil

Você já imaginou ou se perguntou qual foi a primeira rodovia pavimentada no Brasil? Bem, esse privilégio foi da Estrada União e Indústria que liga Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ). A sua inauguração foi feita no governo de Washington Luís. 

Aquela região era um trecho que oferecia diversos prejuízos para locomoção de transportes principalmente após chuvas, e mesmo sendo de barro essa estrada sofria com alagamentos. Já nos primeiros dias, com a passagem de carros nessa pista, o governo foi alvo de diversos elogios. 

E rua asfaltada, qual foi?

Para falar do primeiro asfalto no Brasil também é importante destacar o contexto histórico por trás da primeira rua que recebeu pavimentação asfáltica. Já esse mérito foi dado às ruas de onde fica a atual Fazenda Carioba, que fica no município de Americanas (SP). 

A pavimentação asfáltica da rua foi realizada com materiais oriundos da Alemanha para o Brasil. Apesar de não se ter tantas certezas a respeito das datas, acredita-se que isso ocorreu em meados da década de 30.

Pouco depois, devido ao privilégio da estrutura dessa região, ela foi responsável por abrigar uma grande fábrica de tecelagem da época do estado de São Paulo. O lugar também já contava com um saneamento básico de referência que se tornou um bônus a mais. 

Benefícios da primeira pavimentação asfáltica no Brasil

Um ponto importante que vale destacar é que após a primeira pavimentação asfáltica do Brasil, o acesso da fazenda até a estação ferroviária onde ficava o trabalho da maioria dos moradores do bairro passou a ser ainda mais segura. Afinal, os moradores passaram a ter mais segurança para se locomover e realizar o percurso em um menor tempo. 

Dessa forma o acesso a lugares como açougues, padarias, mercado e outros passaram a ser ainda mais fáceis melhorando a economia da região. Com o avanço tecnológico e das indústrias, muitas cidades receberam pavimentação e acesso a vias e estradas municipais, intermunicipais e interestaduais com pavimentos fabricados aqui no Brasil.

Por fim, um dos últimos avanços foi a descoberta e fabricação do asfalto quente aplicado a frio que inclusive é uma das especificidades daqui da PavSinal. Mas isso é conteúdo para outro assunto que você pode conferir no nosso blog. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos brevemente alguns detalhes do primeiro asfalto no Brasil. Além disso, destacamos como um bônus a primeira pavimentação asfáltica de uma rua aqui no Brasil também. 

E você, já conhecia essa história? Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog!

5/5 - (1 vote)
Publicados: 21 de abril de 2023

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado
Nosso compromisso é oferecer o que há de melhor na…

Calculadora

Use nossa calculadora para saber a quantidade que irá precisar: