Principais etapas da pavimentação viária

Etapas da pavimentação

Compartilhe nas redes!

Quem nunca fez uma viagem e acabou reparando a quantidade de buracos em uma via? Pensando nisso, cabe uma reflexão sobre as principais etapas de uma pavimentação. Afinal, o controle de qualidade deve estar presente em cada uma delas.

Se você não conhece quais são e qual a importância, acompanhe o breve conteúdo que nós da PavSinal preparamos. Para saber mais sobre o assunto, permaneça conosco!

Instalação de uma pavimentação

A instalação de uma pavimentação não é uma atividade nada simples como pensam a maioria das pessoas. Na prática da construção de uma estrada temos diversas etapas da pavimentação necessárias para a segurança dos automóveis e vida útil das vias. 

Para falar um pouco sobre essas etapas, vale destacar que elas estão diretamente ligadas a durabilidade da obra. Dentre elas podemos destacar as principais etapas da pavimentação a remoção e substituição de um pavimento por outro quando sua estrutura está comprometida. 

Conheça no post de hoje as 5 principais etapas da pavimentação de uma via!

5 principais etapas da pavimentação viária

Para o processo de uma pavimentação de qualidade, são 5 as etapas que devem ser seguidas nesse setor. 

1- Planejamento e design nas etapas da pavimentação

O planejamento de design deve envolver todo o estudo de fluxo dobra assim como o seu mapeamento e serviços preliminares. Além disso, há algumas etapas importantes como itens que devem ser considerados. São eles:

  • Propriedades de todo o solo do terreno do projeto;
  • Linhas de serviço público, drenagem e esgoto;
  • Custos de manutenção viária;
  • Localização;
  • Volume do tráfego;

2- Preparo da sub-base e base

Uma das etapas da pavimentação é o preparo da base e da sub-base que são as cinco camadas. São elas:

  • Reforço do subleito;
  • Sub-base;
  • Base;
  • Camada de reatualização e revestimento.

Dois fatores importantes para a qualidade do pavimento são a qualidade da base e sub-base conforme a sua execução. Afinal, são elas responsáveis por entregar a pavimentação uma superfície capaz de suportar todo o peso exercendo em vida útil.

3- Mistura asfáltica: lançamento

Na terceira etapa temos a mistura asfáltica que é lançada logo após a instalação das bases de suporte da estrutura do pavimento. Nessa etapa o asfalto fresco é lançado e podemos optar pelo asfalto frio da PavSinal que traz diversos benefícios para sua obra. 

4- Transição e articulação

Nessa fase é de responsabilidade da empresa responsável pela pavimentação, realizar a transição da superfície nova para a antiga. Essas são as famosas juntas de topo que garantem qualidade no escoamento de água e demais líquidos. 

5- Compressão final

Na compressão final temos a suavização de toda a pavimentação asfáltica e é seguida após a aplicação das juntas de topo que citamos anteriormente. Nessa etapa vemos aquele rolo gigante que entra como um grande compactador que além de compactar alisa o asfalto. 

O intuito dessa última das etapas é remover todas as saliências, pequenos desníveis e pedras para que toda a superfície fique lisa. Além da segurança proporciona qualidade. 

Gostou do conteúdo? Para mais assuntos como esse, acompanhe o blog da PavSinal.

5/5 - (1 vote)
Publicados: 7 de abril de 2023

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado
A pavimentação asfáltica para estacionamentos vem sendo cada vez mais…

Calculadora

Use nossa calculadora para saber a quantidade que irá precisar: