Sinalização viária: qual a importância?

Sinalização viária

Compartilhe nas redes!

A segurança no trânsito é um assunto diretamente ligado à sinalização viária. Além disso, esse é um tema importante a ser trabalhado, visto a alta taxa de mortalidade causada por acidentes de trânsito aqui no Brasil. 

Se você ainda não entende como a sinalização viária é importante, imagine que você está em meio a um trânsito bem sinalizado. Em uma via como essa é comum um sentimento de segurança enquanto dirigimos, não é mesmo? 

Por isso, para abordar um pouco mais sobre esse assunto, a PavSinal preparou um conteúdo especial para você!

O que é a sinalização viária?

No geral, a sinalização viária é a soma de um conjunto de símbolos e sinais nos mais variados formatos que organizam as regras de trânsito em todo o mundo. Por isso, podemos perceber que na maior parte do mundo temos o uso dos mesmos símbolos como universais.

Desde a criação, a ideia por trás deles era organizar e estabelecer regras para o trânsito de modo que os turistas e as empresas internacionais que transitam pudessem ter a mesma segurança que temos, por exemplo. Mas também encontramos alguns símbolos bem específicos.

Apesar de uma parte ser quase universal, os poderes Legislativos de cada região possuem as suas prerrogativas de criar suas instruções e sinalizações conforme a necessidade de cada contexto.

E para que serve a sinalização viária?

Pense em uma cidade como São Paulo sem nenhum tipo de sinalização. Com certeza isso seria uma caos, acidentes, perigo para todo lado, não é mesmo? Somente nesta cidade são cerca de 8,6 milhões de veículos registrados no Detran.

Por isso, sem sinalização viária seria impossível organizar todos esses veículos em trânsito de forma segura. E é para isso que ela é de suma importância, para que todos esses veículos possam chegar ao seu destino com segurança.

Quais os tipos de sinalização viária?

Nas nossas aulas da autoescola estudamos 6 tipos de sinalização. Cada uma delas pode ter diversas formas de se apresentar e representar determinada informação. São elas:

  • Sinalização horizontal;
  • Sinalização vertical;
  • Sinalização gestual;
  • Sinalização sonora (com silvos de apito);
  • Sinalização luminosa;
  • Dispositivos auxiliares.

Cada tipo de sinalização viária tem o seu propósito, sendo no geral a organização do trânsito em determinadas situações. Mas por segurança, todos os motoristas devem entender cada uma delas, como elas funcionam e o que significam quando aplicadas.

Conheça a prioridade das sinalizações 

É comum existir uma incoerência quando captamos as informações de diferentes sinalizações viárias. Por isso existe uma espécie de hierarquia que deve ser obedecida. São elas:

  1. Sinalização do agente de trânsito (gestual ou sonora)
  2. Sinalização luminosa e dispositivos auxiliares
  3. Sinalização horizontal e vertical.

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos qual a importância da sinalização viária. Além disso, abordamos os principais tipos e aplicamos essa importância em um breve exemplo prático. Para mais assuntos importantes como esse, acompanhe o blog da PavSinal.

Somos especialistas em sinalização viária para segurança no trânsito. Tenha uma maior segurança ao dirigir sob uma via sinalizada com nossos serviços!

5/5 - (1 vote)
Publicados: 17 de março de 2023

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado
Um dos maiores problemas que encontramos na hora de recuperar…

Calculadora

Use nossa calculadora para saber a quantidade que irá precisar: