Tipos de asfalto

Tipos de asfalto

Compartilhe nas redes!

Todos os tipos de asfalto têm em comum a sua base em petróleo, sendo a adição de elementos derivados dele o que permite gerar novos tipos de asfaltos.

E é sobre eles que vamos falar ao longo deste post, demonstrando as diferentes categorias de asfalto bem como a sua utilidade. 

Confira o conteúdo até o final e saiba mais sobre todos os tipos de asfalto que existem.

O CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) é um tipo de asfalto amplamente usado para pavimentação de estradas e vias com tráfego constante de veículos.

Sendo o CAP um dos compostos do Concreto Betuminoso Usinado à Quente, considerado um revestimento de altíssimo padrão.

  • ADP – Asfalto Diluído de Petróleo

O ADP é um tipo de asfalto normalmente usado para impermeabilizar a base antes da pavimentação.

  • Emulsão Asfáltica

A emulsão asfáltica também é um tipo de asfalto para rolamento, assim como o CAP, mas neste caso para revestimentos de baixo a médio padrão, como:

Tratamentos superficiais;

Microasfalto;

Lama asfáltica.

  • Asfalto comum

O asfalto comum é composto por betume, areia brita e pó de pedra. Sendo a sua utilização destinada às ruas de condomínios e áreas residenciais em geral.

Ou seja, o asfalto comum é mais indicado para áreas com baixo tráfego de veículos, e sem a circulação de caminhões e ônibus, por exemplo, mínimas que sejam.

  • Asfalto poroso

O asfalto poroso é um tipo de asfalto bastante útil em grandes áreas urbanas com problemas de alagamentos e enchentes provocadas por chuvas intensas.

Isso porque a sua composição é formada por uma mistura de asfalto com pedras pequenas, permite armazenar a água da chuva e livre dos poluentes.

Portanto, além de pavimentar as vias, o asfalto poroso também permite captar a água da chuva para ser reutilizada de forma eficiente.

  • Asfalto verde 

O asfalto verde possui em sua composição o óxido de titânio, o que permite absorver metade da poluição do ar.

E por ser um asfalto permeável, isso contribui para a redução dos transtornos provocados por enchentes e alagamentos em rodovias.

Sendo este um asfalto verde também no sentido literal, além do ecológico, uma vez que a sua composição química o faz ter a cor realmente verde.

  • Asfalto de borracha

O asfalto de borracha é um tipo de asfalto sustentável, por ser feito à base de fragmentos de pneus de borracha, uma forma de reciclagem.

Por ser resistente e flexível, o uso do asfalto de borracha é bastante utilizado para pavimentar estradas e rodovias das grandes cidades.

Além disso, o asfalto de borracha é mais barato que os outros tipos de asfalto, visto que tem como matéria-prima pneus velhos e/ou sem utilidade.

Conclusão

Como visto, existem diversos tipos de asfalto para diferentes aplicações. Sendo necessário conhecer as especificidades e utilidade de cada um.

Dessa forma, contribuindo para alcançar maior sucesso em suas obras de pavimentação.

Haja vista que, além de reduzir as chances de acidentes em vias deformadas, investir no tipo de asfalto adequado também evita desperdício de dinheiro.

Entre em contato conosco e saiba qual asfalto é mais indicado para a sua necessidade. 

A PavSinal agradece pela confiança e preferência. 

4.9/5 - (18 votes)
Publicados: 10 de fevereiro de 2023

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado
A pavimentação de condomínio deve sempre ser feita com base…

Calculadora

Use nossa calculadora para saber a quantidade que irá precisar: